sexta-feira, 27 de julho de 2012

Voluntários da Defesa Civil realizam aula prática em Queimados


Extintor de incêndio, botijão de gás e muita fumaça invadiram a Praça dos Eucaliptos na manhã desta sexta-feira. A aula prática marcou a reta final do Projeto Voluntários Seniors da Defesa Civil. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de praticar os conhecimentos teóricos obtidos durante toda a semana sobre prevenção de acidentes e instruções de auxílio à comunidade.

Na atividade, o grupo, de aproximadamente 50 idosos, foi dividido em três equipes para participarem dos três estandes oferecidos. No primeiro estande, orientados por instrutores da Defesa Civil, os voluntários tinham o desafio de apagar um botijão de gás em chamas apenas com o dedo. A técnica exige que o participante se agache e rasteje ao chão para não correr o risco de se queimar, ao se aproximar do botijão é preciso utilizar o dedo para tampar o local de saída de gás. Já no segundo, tiveram a chance de aprender a manusear um extintor de incêndio para apagar chamas. E, no terceiro, os idosos simularam a transferência de um indivíduo acidentado, em cima da maca.

Voluntária Marina Francisco
A participante Marina Francisco dos Santos, 64 anos, se diz emocionada com a oportunidade. “Essa semana está sendo incrível e a aula prática está superando as expectativas, pois realmente estamos realizando tudo o que ouvimos nas palestras, além de nos sentirmos úteis para a cidade”, relatou Marina.

O projeto só foi possível pelo empenho e união das coordenadorias de Defesa Civil e de Políticas Públicas para o Idoso juntamente com o apoio da Prefeitura, como destaca Coordenadora do projeto, Creuza Araújo da Silva. “Agradeço muito à cidade de Queimados pelo apoio e por ceder a estrutura, sem a qual não seria possível realizar o projeto”, declara.


Para o Coordenador da Defesa Civil, Major Neves, esse é apenas o começo de grandes projetos para a cidade. “Este é o projeto embrionário, e o nosso desejo é que ele cresça e se multiplique. É o princípio do sonho para a Defesa Civil ter pessoas prontas para auxiliar a comunidade em casos de calamidades e o que desejamos agora é obter mais apoio para podermos ampliar o projeto”, disse Neves.

O trabalho dos voluntários não se limita apenas ao auxílio em casos de emergências, eles também podem representar a cidade em eventos civis e ainda realizar ações como recolhimento de alimentos e roupas, e fundar uma frente para cuidar de idosos e crianças. O projeto, além de capacitar os idosos, proporciona um ambiente que eleva a auto-estima do voluntário.

Ao final do encontro, os voluntários cantaram alegres e emocionados o Hino do Município.

O trabalho termina na próxima terça-feira, às 17h, no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha, quando acontece a formatura da turma, já a postos para servir aos cidadãos queimadenses.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.