quinta-feira, 26 de julho de 2012

Feira da Roça de Queimados recebe visita de ativista do Greenpeace

Mostrando que o hábito alimentar saudável, através do consumo de produtos agroecológicos - sem a utilização de agrotóxicos -, está cada vez mais em alta, a Feira da Roça de Queimados recebeu nesta quinta-feira, dia 26, uma visita ilustre. Ativista da organização mundial de defesa do meio ambiente, o Greenpeace, Ika Fredes, visitou a Feira da Roça para conhecer o projeto de agricultura familiar da cidade e divulgar ações de conscientização e incentivo do grupo ativista sobre a importância de consumir alimentos orgânicos.

Natural da capital Santiago (Chile), erradicada no Brasil há 15 anos, a psicopedagoga falou que o principal motivo da visita era divulgar as vantagens de ter um hábito alimentar saudável sem o consumo de alimentos que levam agrotóxicos. “Um amigo me falou feira e, então, resolvi conhecer e ver como funciona. Estou aproveitando a oportunidade para divulgar sobre a importância de não consumir produtos industrializados. Eles levam químicas que podem ocasionar diversos tipos doenças ao com o passar dos anos”, frisou Ika.

Segundo ela (foto, à esq.), o Greenpeace possui ao menos sete núcleos no país. Quando perguntada sobre a iniciativa da feira, que só comercializa produtos 100% naturais, a ativista respondeu: “Se todos fizessem isso acredito que muitas pessoas iriam aderir aos produtos transgênicos e orgânicos. Elas poderiam evitar diabetes, colesterol alto e pressão alta, por exemplo, apenas reeducando sua alimentação. O problema é que elas não têm acesso à informação, daí a minha vinda para cá”.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, Orlando Sá, há intenção da Feira da Roça se tornar itinerante. “Queremos ampliar a feira e levá-la aos outros bairros do município nos dias de quarta-feira e aos sábados. Nosso primeiro teste será na próxima quarta-feira, na estrada dos Caramujos, à beira da linha férrea”, adiantou Orlando Sá.

Atualmente, mais de 20 produtores participam do projeto comercializam hortifrutigranjeiros, doces caseiros, cachaça artesanal, mel, frutas legumes e verduras. A Feira da Roça de Queimados há dois anos sempre às quintas-feiras, das 8h às 13h, na Rua Elói Teixeira, s/n° - Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.